quinta-feira, 24 de maio de 2018

OS AUMENTOS DOS COMBUSTÍVEIS: A CULPA DOS IMPOSTOS, DO MONOPÓLIO E DOS GOVERNOS?

O PROTESTO PELO PREÇO DO COMBUSTÍVEL E A COMPRA DO PRODUTO EM UM ÚNICO DIA E POR PREÇO ALTÍSSIMO?

                                                   Fonte: web

O ditado popular de que o petróleo é nosso virou piada pronta, pois na verdade o diamante preto pertence a um grupo de poucos favorecidos e o povo brasileiro paga o absurdo por um litro de gasolina. Assim sendo, o nosso virou deles.

No Brasil convencionou a mentira de que o preço da gasolina varia de acordo com o valor do Petróleo Bruto em Dólar Americano, o que não corresponde a verdade. 

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/preco-do-diesel-hoje-se-equipara-ao-da-epoca-do-petroleo-a-us-140.shtml 

No nosso país vigora a política do protecionismo(a Petrobrás refina e vende em regime de monopólio), bem como, a política da intervenção, a qual acontece quando existe o controle de preços, aumento ou redução da carga tributária sobre o valor do combustível.

Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9478.htm

Por outro lado, a liberação dos preços conforme o sobe e desce do petróleo no mercado internacional, por consequência do protecionismo(somente a Petrobras), os preços chegam ao limite do insuportável.

Nessa feita, quando verificamos o preço do barril em 2013 e o valor do litro da gasolina no mesmo ano, verificamos que o discurso de que os aumentos estão de acordo com o mercado internacional não confere.

Noutra forma, se a Petrobrás é detentora do monopólio, empresa pública, jamais poderia aplicar a política de preços de petrolíferas privadas. Se vai adotar a política da variação internacional do Barril  necessariamente tem que acabar com o monopólio na exploração, produção e refino.

Portanto, para que a Petrobrás continue com o monopólio da exploração necessário o ônus, qual seja, o controle de preços. No caso de aplicação da variação de preços, indubitavelmente, a exploração, a produção e o refino, terão de ser democratizados para outras concorrentes.    

No lado do governo, a carga tributária incidida sobre a gasolina é gigantesca, além é claro, da inapetência, inércia e incompetência dos políticos e gestores públicos para resolverem o problema ,  

Por exemplo, a GREVE dos caminhoneiros(das empresas de transporte de carga) , em maio de 2018, expôs bem o desastre que é o o governo brasileiro, não apenas o atual, assim como todos os outros do sistema parcialmente democrático. 


O protecionismo , o intervencionismo e a carga tributária(59,2%) são os grandes problemas, aliados por uma classe política corrupta e incompetente.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/ao-vivo/greve-de-caminhoneiros-maio-de-2018.ghtml;

Fonte:  http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI43353-9531,00-CARGA+TRIBUTARIA+DA+GASOLINA+JA+CORRESPONDE+A+DO+PRECO+COBRADO+AO+CONSUMIDO.html

  Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-44247460#

Noutra vista, a dependência de toda logística produtiva e comercial no Brasil , exclusivamente do transporte rodoviário, quando na verdade deveria incentivar outras  modalidades de transportes(avião, trens, navios), de modo que a greve de uma categoria não influenciasse na vida econômica e social do país.

No mais, as perguntas básicas: 

1-Por que a Petrobrás não adota o preço nacional?

2- Por que a Petrobrás perdeu bilhões na Bolsa de valores?

3- Por que os Políticos têm tantos privilégios financeiros e o povo paga tudo?

4- Por que elegemos os mesmos corruptos?

5- Por que pagamos tanto imposto e temos o menor retorno?

 

 Em seguida o comparativo do litro da gasolina e o valor do Barril.

 

Resultado de imagem para tabela de preço da gasolina nos ultimos 20 anos

Fonte: http://abacusliquid.com/setores-economia/mercado-financeiro/petroleo-hoje/

  

Síntese dos Preços Praticados - Brasil-

Período : 2018 - Maio

RESUMO I

 

 

 

 

 

 

 



DADOS BRASIL
produto unidade nº de postos
pesquisados
Preço ao Consumidor Preço Distribuidora
preço médio desvio padrão preço mínimo preço máximo margem média preço médio desvio padrão preço mínimo preço máximo
GLPR$/13kg1212766,908,6745,00115,0016,6050,307,4230,6194,50
GNVR$/m37762,6100,3261,8603,4990,7331,8770,2301,3532,495
GasolinaR$/l150914,2600,2973,3695,2590,4123,8480,2322,9904,572
DieselR$/l82613,5580,2092,9904,4790,3423,2160,1632,4903,917
Diesel S10R$/l117263,6510,2103,0494,8900,3563,2950,1582,5904,398
EtanolR$/l132952,8060,4772,0794,7990,4382,3680,4091,8854,002

 

 

Síntese dos Preços Praticados - Brasil-

Período : 2016 - Dezembro

RESUMO II

 

 

 

 

 



DADOS BRASIL 
produto unidade nº de postos
pesquisados
Preço ao Consumidor Preço Distribuidora
preço médio desvio padrão preço mínimo preço máximo margem média preço médio desvio padrão preço mínimo preço máximo
GLPR$/13kg2286055,607,3835,0090,0016,3739,236,5921,6779,20
GNVR$/m311562,2140,2631,7493,2200,6481,5660,2891,1632,720
GasolinaR$/l232213,7340,2263,0994,8990,4583,2760,1722,5903,793
DieselR$/l145283,0240,1922,4594,0700,4062,6180,1632,1803,389
Diesel S10R$/l169363,1700,1922,5994,2500,4252,7450,1642,2293,627
EtanolR$/l208652,8310,3442,2994,4790,3452,4860,2921,9843,791

 

Síntese dos Preços Praticados - Brasil

RESUMO III

Período : 2017 - Dezembro





DADOS BRASIL
produto unidade nº de postos
pesquisados
Preço ao Consumidor Preço Distribuidora
preço médio desvio padrão preço mínimo preço máximo margem média preço médio desvio padrão preço mínimo preço máximo
GLPR$/13kg1026466,538,9545,00115,0018,4748,077,8330,0085,00
GNVR$/m36862,4210,2901,7603,1990,6801,7410,2141,4462,468
GasolinaR$/l125424,0850,2563,3995,2000,4323,6530,2032,9904,366
DieselR$/l69053,3230,2052,8904,4700,3782,9450,1472,1333,726
Diesel S10R$/l97403,4550,2132,7994,5200,3993,0560,1522,5904,140
EtanolR$/l111532,8790,3441,9904,3990,3612,5180,2751,6904,457

 

O preço do barril de petróleo:

MêsPreçoTaxa de variação
abr 2013102,88-
mai 2013103,030,15%
jun 2013103,110,08%
jul 2013107,724,47%
ago 2013110,963,01%
set 2013111,620,59%
out 2013109,48-1,92%
nov 2013108,08-1,28%
dez 2013110,672,40%
jan 2014107,42-2,94%
fev 2014108,811,29%
mar 2014107,40-1,30%
abr 2014107,790,36%
mai 2014109,681,75%
jun 2014111,872,00%
jul 2014106,98-4,37%
ago 2014101,92-4,73%
set 201497,34-4,49%
out 201487,27-10,35%
nov 201478,44-10,12%
dez 201462,33-20,54%
jan 201548,07-22,88%
fev 201557,9320,51%
mar 201555,79-3,69%
abr 201559,396,45%
mai 201564,568,71%
jun 201562,34-3,44%
jul 201555,87-10,38%
ago 201546,99-15,89%
set 201547,240,53%
out 201548,121,86%
nov 201544,42-7,69%
dez 201537,72-15,08%
jan 201630,80-18,35%
fev 201633,207,79%
mar 201639,0717,68%
abr 201642,258,14%
mai 201647,1311,55%
jun 201648,482,86%
jul 201645,07-7,03%
ago 201646,142,37%
set 201646,190,11%
out 201649,737,66%
nov 201646,44-6,62%
dez 201654,0716,43%
jan 201754,891,52%
fev 201755,491,09%
mar 201751,97-6,34%
abr 201752,981,94%
mai 201750,87-3,98%
jun 201746,89-7,82%
jul 201748,693,84%
ago 201751,375,50%
set 201755,167,38%
out 201757,624,46%
nov 201762,578,59%
dez 201764,212,62%
jan 201868,997,44%
fev 201865,42-5,17%
mar 201866,451,57%
abr 201871,637,80%

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